• Cronograma capilar – A salvação de qualquer cabelo

    ATENÇÃO: As autoras da parte explicativa dessa matéria são a Lucy Viana e Flavia Landi , com colaboração do  Daniel Dametto, Giovanna Dal Bom e Diana Lee. 

    O texto abaixo foi modificado por mim, mas apenas uma revisão simples do português. O conteúdo em si está o mesmo, ok? E se for copiar esse texto no seu blog, cite as autoras originais: elas merecem o mérito.

     

    Bom, depois que eu fiz aquele post sobre como acabar com a porosidade dos fios, uma colega me adicionou num grupo do Cronograma Capilar, um método organizado de cuidados que salva muitos cabelos.

    Muitas leitoras provavelmente já conhecem o método, mas hoje vou começar a relatar o meu diário do cronograma, explicando como as etapas estão progredindo, como meu cabelo reage, dicas e produtos, enfim, todo o dia-a-dia da busca incansável pelo cabelo dos sonhos.

     

    Antes de mais nada, quero explicar a situação dos meus fios: por mais que eu hidrate (e funciona!), noto que depois de uns 2 dias as pontas ficam secas novamente, mesmo parecendo “normais” a olho nu (sem porosidade grave ou pontas duplas).

    Mas sabe quando você passa a mão no cabelo e vê que definitivamente não tá legal? Sinto que depois das minhas hidratações ele vai ficando pesado, meio sem brilho e tal.

    Descobri que preciso cuidar dos fios em etapas, para que não haja acúmulo de produtos e assim (e somente assim) ele se recupere definitivamente.

    As etapas são: Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R).

     

    Vou dar um ctrl+v grandão aqui pra vocês do que é o cronograma capilar:

     

    “Cronograma capilar  é uma forma de tratamento de cabelo que leva um tempo determinado para cada pessoa mas que, em geral, demora quase 1 mês para completar um ciclo”.

    Ao fazer o cronograma, deve-se evitar químicas como progressivas e colorações, porém, se há necessidade, deixe-as para a última semana antes da reconstrução e com o cabelo hidratado e nutrido (explicamos melhor adiante).

    Pra dar início, você tem que entender um pouco do que seu cabelo precisa, depois ir em busca de produtos para as fases do cronograma: produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores. Também  é necessário conhecer os produtos que você tem em casa, e descobrir o que eles podem fazer por você, entende? Nem tudo que hidrata nutre, nem toda reconstrução cumpre o que promete, e assim por diante.

    Agora sim, vamos colocar esses produtos no nosso cronograma:

    Hidratação: É a  reposição hídrica. Vamos repor a água perdida no cabelo (fator muito importante para mantê-lo saudável). A linha de produtos deve ser do mesmo gênero (Hidratantes) mesmo que não seja da mesma marca. Isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes.

    Ingredientes das máscaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc. 

     

    Nutrição: Reposição lipídica. Aqui uma máscara comum pode ter ativo para nutrir o cabelo (como ampolas de vitaminas) acrescentados, tornando-a mais potente. Normalmente as máscaras com muitos nutrientes são mais fortes do que uma simples máscara de hidratação.

    Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite, trigo, seda, aveia, etc. Também Ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, cisteína e creatina.

     

    Reconstrução: Reposição protéica. Esse é o momento em que é importante identificar o que seu cabelo precisa, se ainda está com frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, etc.

    Ingredientes importantes: Queratina (e seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno.

    A reconstrução pode ser  complementada por queratina líquida ou ampolas de queratina aplicadas junto com a sua máscara ou após o shampoo (seguindo as instruções do fabricante). A reconstrução com queratina é melhor para cabelos que estão com queda sem justificativa, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis.

    Reparar o cabelo como um todo: As pontas dos cabelos ressecadas e/ou com pontas duplas e sem vida devem ser tratadas com óleos, de argan, de coco, de macadâmia, geléia real, entre outros.  Mantê-las nutridas durante o tratamento é essencial e indispensável. 

    •  A limpeza com anti-resíduo a cada 15 dias é muito importante, pois dará mais força no tratamento para iniciar um novo ciclo;
    •  Lave os cabelos um dia sim e outro não (embora tenha visto outros cronogramas em que algumas meninas ficam 2 ou mais dias sem lavar os fios mas mantendo a sequência e observando as necessidades e reações aos produtos);
    •  As tinturas, banhos de brilho e matizações devem ser deixadas para após a hidratação e antes da reconstrução;

    Como vou fazer o meu cronograma (minha nova tabela) :

    • 1ªsemana: H,N,R
    • 2ªsemana: H,N,R
    • 3ªsemana: H,N,R
    • 4ªsemana: H,N, Cauterização

     

    E depois inicia um novo ciclo.

    Dicas:

    •  O ciclo não deve começar por reconstrução porque seu cabelo precisa estar hidratado antes dela;
    •  As hidratações devem durar o tempo que indica o fabricante, porém faço minha sequência de hidratações com 10 minutos com touca laminada;
    •  Se você lava o cabelo todo dia não é necessário utilizar máscara (a não ser que você queira!). Pode-se usar só shampoo e condicionador hidratantes seguidos de leave-in com uso diário. Você também pode fazer uma pausa de 48 horas depois de hidratar e reconstruir;
    •  Durante o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando termo-protetores;
    •  Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa, e assim fazer uma semana só com hidratações e diminuir as reconstruções dependendo dos processos químicos que vocês faz e suas frequências.
    •   Cabelos muito danificados, crespos e extremamente e ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones, parabenos, e compostos de petróleo.

    Você encontra posts sobre umectação aqui, aqui e aqui.”

     

    Estou na etapa de HIDRATAÇÃO, e vou postar cada etapa e cada reação aqui no blog pra vocês, ok?

     

    Lavei os cabelos normalmente com um shampoo comum durante o banho e parti para a hidratação.

    Aproveitei um resto de máscara que tinha em casa e coloquei um vidro inteiro de bepantol líquido. A máscara estava pela metade, é a Éh de cashmere e coco que, apesar de possuir propriedades nutritivas, consegui fixar a hidratação com o bepantol. Lembrando que o bepantol tem propriedades higroscópicas, ou seja, ele retém água nos fios.

    APÓS a hidratação usei o pós-shampoo da Bioextratos, que promete selar as cutículas e possui um pH mais baixo. Não usei após o shampoo propriamente dito pois não queria selar as cutículas antes de deixar o bepantol agir nos fios. Foi um teste bobo que deu certo, senti meus cabelos mais macios e leves após o uso.

     

    Meu cabelo atual com cronograma

     

    foto 3 (2)

     

    O próximo é a Nutrição! Virei com dicas pra vocês 🙂

    E aí, gente? Vamos fazer o cronograma?

    [fbcomments]

    62 comentários

    1. Paty Gomes disse:
      01/16/2013 às 15:27

      Vaaaaamos o/
      Gleici, que marca de óleo de argan você usa?
      Beijos

    2. Jessica Kamille disse:
      01/16/2013 às 13:47

      Eu sempre faço hidratação no meu cabelo quando não vou sair de casa naquele dia, pois meu cabelo é bem fininho e pouco, fica totalmente sem volume, uma beleza ao toque, mas uma feiura visualmente, rs. Alguma ideia de por que isso acontece?

      • gleici disse:
        01/16/2013 às 16:43

        as cutículas selam e ele perde volume

    3. Cys disse:
      01/16/2013 às 13:51

      lol Tava precisando desse post!
      Já tem um tempinho que tô nesse grupo, tentando criar coragem pra começar, mas cadê?
      Tem que pesquisar marcas, composições e isso me desanima! Sério mesmo…
      Acho que vou te acompanhar aqui e quem sabe não começo logo?

      Teu cabelo tá com uma aparência bem saudável…

      O meu tenho tratado com queratina, umectações e máscaras “do dia-a-dia”…
      Melhorou bastante, tava triste, sofrido pela descoloração recente, mas ninguém diz que foi descolorido há três semanas!
      \o/

      ;*

    4. Gabriela Oliveira disse:
      01/16/2013 às 16:20

      Gleici, o post tá de parabéns! Vou fazer isso também 😀
      Ei, é necessário mesmo colocar um vidro inteiro de Bepantol? É que aqui em Recife ele é MUITO caro 🙁 Tu pode me dar uma dica de quantidade mínima? Nunca usei e não tenho ideia de que quantidade colocar!
      Beijo!

    5. Maria disse:
      01/16/2013 às 14:46

      Oi Gleici! Quais são as máscaras de hidratação que vc prefere?
      Bjo!

    6. Camila Andrade disse:
      01/16/2013 às 18:14

      Gleici, a glicerina é higroscópica tb. Rola uma substituição, se por acaso não achar ($$$) o bepantol?

    7. Gleici Duarte disse:
      01/16/2013 às 18:47

      nao pq ela "entope" os fios, né? depois se acumula e vira um caos

    8. Gleici Duarte disse:
      01/16/2013 às 18:47

      o da josie maran

    9. Gleici Duarte disse:
      01/16/2013 às 18:47

      ah eu botei. acho que a quantidade depende do estado do seu cabelo

    10. Mariana Santiago disse:
      01/16/2013 às 21:27

      Meu cabelo sempre foi tranquilo, por mais ferrado que estivesse ainda era vistoso e bastava 30 minutinhos com qlq seda da vida que ficava macio, brilhoso… respondia a qualquer “carinho”. Depois que inventei de fazer californianas.. já era. Não acerto cor, nenhum creme ou hidratação de salão ajuda. Fiz aquela hidratação com azeite que mostrou no blog e fez mesmo muita diferença, o negocio é ser constante… fazer só uma fez (e pronto) não resolve nada. Vou te acompanhar nessa e ver se volto aos meus tempos de cabelo saudável e bonito. 😀

    11. Diana Lee disse:
      01/16/2013 às 23:40

      Oi!

      Adorei o post e a menção. Realmente o Crono é capaz se salvar qualquer cabelo, basta apenas adapta-lo a rotina e seguir.

      Bjo!

    12. Nathalia Lourenço disse:
      01/17/2013 às 15:41

      A ideia é ótima!
      vou começar hoje mesmo, pq meu cabelo já ta pedindo..

    13. Riane Fenix disse:
      01/17/2013 às 19:10

      Adorei o post! Eu já conhecia o cronograma mas nunca vi um diário de alguém que estivesse nele. Eu particularmente não tenho muita paciencia pra seguir a risca, mas eu procuro manter o mais proximo possivel do indicado. Minha dúvida é (e eu espero que você possa me ajudar) meu cabelo esta macio e hidratado, maravilhoso ao toque, mas quando se olha pra ele parece que esta quebrado e seco. Varias vezes amigos meus falam que a imagem do meu cabelo nao condiz com a macies que ele realmente tem. Minha madrinha diz que é porque a tinta desbota e parece que ele ta pior do que é, mas nao acho que seja esse o caso. Será que eu deveria aumentar o numero de umectações com oleo? Não sei mesmo o que fazer… T.T

      • gleici disse:
        01/17/2013 às 19:58

        Aí é procurar um finalizador que te ajude. Tem uns que dão brilho, outros dão forma, etc

    14. […] aqui e veja o meu início do cronograma e como […]

    15. Alice Melo disse:
      01/21/2013 às 14:35

      Maria, não sei como tá seu cabelo, mas eu usei menos que uma tampa do Bepantol Derma e meu cabelo tá sorrindo pra mim tem três dias, tô até com pena de lavar!
      Acho que, por ser pró-vitamina, não adianta exagerar, porque o cabelo não vai absorver mais do que precisa. Bjs

    16. Erika Nasch disse:
      01/23/2013 às 1:39

      Gleice, depois que a gente começa fazendo o cronogrma não tem mais como parar né? viciaaaa!! kkkkkkkkkk mas pelo menos é um vício saudável 😉
      ótimo post!
      bjks
      http://www.clubedocabeloecia.com.br

    17. […] gente, como eu disse aqui, estou fazendo cronograma capilar pra recuperar meu cabelo e me livrar de um novo grande […]

    18. ludmila disse:
      01/29/2013 às 13:19

      tu lava o cabelo qts vezes na semana? toda vez q lava tem q fazer uma eapa do cronograma?

      • ludmila disse:
        01/29/2013 às 13:25

        ah! e pode secar com secador depois? ou nesse periodo de tratamento ta proibido?

    19. Bárbara Damasceno disse:
      01/30/2013 às 1:16

      Na mesma semana vc faz as 3? H, N e R? De quanto é a pausa de uma pra fazer a outra? Att!

    20. Sarah Portella disse:
      02/11/2013 às 16:41

      Só pode misturar o bepantol quando for usar o produto de imediato, ou ele pode ter o eveito inverso e dar queda

    21. […] E se você não nota efeito bacana quando usa uma máscara de hidratação, lembre-se que nossos cabelos precisam de Nutrição, Reconstrução e Hidratação, então se informe melhor no post do cronograma. […]

    22. Amanda Silva disse:
      02/27/2013 às 14:08

      Oi Gelici,
      Meu cabelo tem muito frizz
      Seguir esse cronograma faria efeito pra acabar com esse pesadelo??

      Beijo, o blog é um amor (:

      • Amanda Silva disse:
        02/27/2013 às 14:08

        *Gleici

      • gleici disse:
        02/27/2013 às 22:59

        Pode sim! Ainda mais pra vc descobrir do que ele precisa

    23. Gleici Duarte disse:
      03/11/2013 às 8:54

      dia sim dia nao pq é oleoso

    24. […] Cronograma Capilar […]

    25. Fernanda disse:
      04/02/2013 às 9:48

      Gleici, meu cabelo é loiro, liso, comprido e finissimo! na ultima vez que fiz raiz quebrou inteiro (minha culpa pois não hidratava!) agora estou com menos cabelo, e está bem quabradiço…você recomenda fazer uti ou cronograma? quais produtos você recomenda?

    26. Amanda disse:
      04/15/2013 às 16:51

      A umectação deve ser feita em qual processo, H, N ou R?

    27. […] NÃO! NEM TUDO É HIDRATAÇÃO! Cada máscara tem uma finalidade em geral. No post do cronograma dá pra aprender a decifrar que tipo de máscara é a […]

    28. […] Para saber mais sobre o cronograma capilar, clique. […]

    29. Anônimo disse:
      05/28/2013 às 16:59

      Oi Gleice!!! Adorei o seu cronograma, ainda nãoo fiz pois tenho que compras os produtos 🙂 quando vc vai postar a etapa N???? Bjos :*

    30. Danielly Leite disse:
      05/28/2013 às 17:03

      Oi Gleice!!! Adorei o seu cronograma, ainda nãoo fiz pois tenho que compras os produtos 🙂 quando vc vai postar a etapa N???? Bjos :*

    31. Nadia Martins disse:
      07/22/2013 às 3:13

      Gostei do cronograma .Meu cabelo é acinzentado, fino , muito pouco e sempre que faço uma hidratação fica pesado e aparenta estar muito ralo .Estou preocupada como faço pra encorpar os fios?posso fazer esse cronograma?

    32. Produtos BBB pra cabelo! disse:
      08/05/2013 às 15:57

      […] você não conhece o cronograma, clique aqui e leia o post, mas basicamente é uma técnica que auxilia todos os tipos de cabelo a recuperaram a […]

    33. Testei – Óleo de rícino disse:
      08/09/2013 às 15:08

      […] de fazer nojinho sobre o óleo, leia o post do cronograma capilar e entenda como essa etapa é importante para a saúde dos […]

    34. Lara disse:
      10/29/2013 às 16:20

      O meu cabelo é MUITO seco quando passa a mão, mas quem olha de longe acha ele normal! Eu estou querendo deixar ele bem sedoso, e vou começar a seguir o cronograma quando minhas mascaras da moroccanoil e o óleo chegarem! Rsrs. Beijos linda

      • gleici disse:
        10/31/2013 às 17:41

        comece! vai dar super certo :*

    35. Vitória disse:
      03/24/2014 às 22:16

      Gostei muito do post, eu tenho as máscaras da silicon mix, queria saber qual é o tipo delas. Também estudo farmácia na UnB, de qual campus vc é?

    36. Camila disse:
      06/07/2014 às 20:49

      Na mesma semana você faz a hidratação, nutrição e reconstrução???

      • gleici disse:
        06/23/2014 às 20:40

        uhum! mas adapte com sua rotina de lavagem

    37. Recuperando meu cabelo: Silicon Mix disse:
      06/28/2014 às 18:28

      […] Cronograma capilar – A salvação de qualquer cabelo […]

    38. […] Hoje o post é pra falar de amooooor! HAHAHAH Amor capilar, claro. Eis o lançamento mais esperado e amado da Lola Cosmetics, o Socorro! Kit baseado no Cronograma Capilar. […]

    39. […] quer um reforço completo do cabelo, aconselho esse post da Gleici do Desocupada é a Mãe com um cronograma capilar muito […]

    40. celina disse:
      08/15/2015 às 15:35

      meu cabelo esta quebrando muito, o que devo fazer?

      • gleici disse:
        09/09/2015 às 11:47

        pode ser falta de aminoácidos

    41. […] O que é cronograma capilar […]

    42. Bruna disse:
      03/11/2016 às 1:48

      Oi Gleici, sei que essa postagem é antiga, mas você sabe dizer qual a tinta que você esta usando nessa foto? É o meu ruivo dos sonhos *—*

    43. Rosangela disse:
      04/07/2016 às 11:52

      Estou gestante 24 semanas sera q posso fazer esse conograma capilar e usar o oleo de rícino no couro cabeludo ?

    44. Esther disse:
      04/18/2016 às 20:59

      Oi. Estou iniciNdo o cronograma capilar. Quanto tempo tenho que esperar para fazer selagem? Terminando o cronograma posso partir para ela?
      Beijos

    Deixe o seu comentário!

    O seu endereço de email não será publicado • Campos obrigatórios não podem ficar em branco