• Da cozinha pra penteadeira: um papo sobre produtos naturais

    Quando eu era bem nova tinha um interesse muito grande em estudar sobre Beleza. Gostava de comprar revistas e conversava com amigas e com mulheres da família sobre dicas, e minha intenção sempre foi aprender pra reproduzir sozinha em casa. Quando a internet bombou, as informações chegavam num ritmo frenético. A quantidade de conteúdo e de novos produtos parecia algo sem fim. E eu, uma adolescente, confesso que fui ficando cada vez mais confusa, e passei por uma época que simplesmente desisti de tudo isso e sequer penteava o cabelo. Depois fui percebendo que eu precisaria continuar pesquisando bastante pra não ser seduzida pelas milhares de novidades do mundo da Beleza, e que isso era uma forma de resistência pessoal.

    Eu precisava continuar seguindo a minha vibe, que era fazer tudo em casa e gastando o mínimo possível, porque acreditava (e acredito) no consumo consciente e no faça-você-mesmo. A forma como nos relacionamos com a Beleza é também um ato político. E foi a partir dessa consciência que comecei a prestar muito mais atenção nos produtos naturais que podemos usar. E especialmente nos produtos que eu já usava na cozinha e poderia usar também pra cuidar de mim por fora, porque não?

    Muitas pessoas ainda ficam chocadas quando falo que uso azeite ou bicarbonato de sódio no rosto. Elas questionam o valor disso, o cheiro, tudo, até o último aspecto. Culturalmente, fomos ensinadas que o que é bom e  o que funciona é somente aquilo criado pela farmácia, e por extensão pela indústria da Beleza. Sinceramente? Uma coisa não deveria excluir a outra. Muitos produtos industrializados de Beleza usam componentes naturais e nós sabemos muito bem disso. Só temos uma resistência muito grande em aceitar o que é “diferente”. Mas sinto que ao longo dos anos estamos criando mais aceitação pra esses usos, e que em vários aspectos estamos ficando mais abertas e menos alienadas.

    Vamos falar então de 3 produtos geralmente usados na cozinha e que são super aliados da nossa beleza?

    Curcuma_longa_rootsFonte: http://bit.ly/1HdHJmn

    • Cúrcuma: a cúrcuma é minha menina dos olhos, meu produto preferido. Também conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-Índia, turmérico, raiz-de-sol ou gengibre amarelo, tem muitas propriedades medicinais mas também é uma aliada da Beleza, sendo muito usada como uma pasta pro corpo nas pré-cerimônias de casamentos na Índia.
      Ela é antioxidante, anti-bacteriana e anti-inflamatória. Sim, tudo isso de uma vez só 🙂 Por ser antioxidante, ajuda no rejuvenescimento das células da nossa pele, ajudando a clarear manchas escurecidas.
      Podemos fazer pastas misturando a cúrcuma com um pouco de água morna, e deixando por 15 minutos no rosto. Além de ajudar com as manchas, é ótima para quem tem acne porque ajuda a controlar a oleosidade, e no mesmo sentido as bactérias e inflamações.
      Prefira usar a cúrcuma a noite, procurando enxaguar bem o rosto depois. Caso vá se expor ao sol depois de ter usado, use um protetor solar fator 50, para evitar manchas.benefícios-bicarbonato-de-sódio-beleza
      Fonte: http://bit.ly/1MvBRfS
    • Bicarbonato de Sódio: por ser um antifúngico e regulador de acidez (pH), ajuda a remover resíduos e oleosidade dos cabelos. Podemos usar 1 colher de sopa com um copo de água morna e passar no lugar do shampoo. A maioria dos shampoos é cheio de sulfatos e derivados do petróleo (aqui está incluso o óleo mineral). Esses componentes acabam por levar embora junto com a espuma que produzem, os lipídeos (gorduras) dos nossos cabelos. Pessoas com o cabelo seco, tem recentemente aderido à técnica No Poo (nenhum shampoo), e usam o Bicarbonato de Sódio no lugar do shampoo. Por extensão, esse tipo de lavagem acaba sendo muito útil pra quem possui caspas.
      Além do uso nos cabelos, também é um excelente esfoliante pro rosto e pro corpo, retirando resíduos, odores e oleosidade (atente para fazer isso somente a noite e não se expor ao sol, evitando manchas).
      E para as mãos e pés é um excelente antifúngico, basta deixar de molho junto com água por alguns minutos.routineFonte: http://bit.ly/1MkvntH
    • Óleo de Coco: sendo um dos óleos mais saudáveis para cozinhar, também é excelente para cuidar da pele e cabelos. Podemos usar o óleo de coco para hidratar a pele do corpo e do rosto, aplicando normalmente como se fosse um creme hidratante.
      Uma dica bacana é relacionada à técnica de remoção de maquiagem Double Cleansing. Nessa limpeza dupla, começamos a limpar o rosto com um óleo natural, e aqui podemos usar o óleo de coco, e finalizamos com outro produto a base de água, por exemplo um sabonete líquido para o rosto. O bacana dessa técnica é que a tal lei de que “óleo não se mistura com água” é mesmo verdade. Primeiro vamos retirar o sebo/oleosidade e maquiagem da pele usando um óleo, e depois vamos retirar com a água os demais resíduos e pele morta.
      Também podemos usar o óleo de coco para os cabelos, misturando uma colher junto à nossa máscara de hidratação e deixando agir por 30 minutos; ou então fazendo uma umectação nos cabelos, onde usamos o óleo puro diretamente no cabelo, evitando a raiz, e deixamos por muitas horas. O bacana é dormir com o óleo no cabelo, e lavar o cabelo em seguida. A lei “óleo não se mistura com água” continua valendo, o cabelo vai ficar um pouquinho oleoso neste caso, porém ficará super nutrido.
      Como no Brasil o óleo de coco é vendido por um preço superfaturado, aconselho a tentar comprar pela internet.

    Me contem quais outros produtos de cozinha vocês usam para Beleza, e como vocês usam! Espero que tenham gostado da postagem e que possam colocar em prática 🙂 <3

     

     

    [fbcomments]

    4 comentários

    1. Mariana Amália disse:
      11/07/2015 às 14:51

      Olá gostei muito do texto não sabia do poder da cúrcuma! Obrigada pelas dicas!

    2. Isabela disse:
      11/10/2015 às 19:57

      Fui passar a cúrcuma no rosto e fiquei com a cara toda amarela. Tomei banho e continuou amarela. Espero que amanha de manha depois de tomar banho de novo termine de sair…hauhauhauhauhuah

    3. Bete Fagundes disse:
      11/12/2015 às 11:36

      Não sabia dessa do bicarbonato! Eu tbm sou super a favor de usar produtos naturais na bela, mas tem gente exagerando… Daqui uns dias vão fazer uma salada com arroz e feijão e colocar na cabeça! Sério, tem coisas q são estudadas ou já são utilizadas desde os tempos das nossas avós e q realmente dão resultado! Adorei o post! beijo

    4. Kauane disse:
      01/17/2016 às 15:15

      Adorei as as dicas,eu uso açúcar como esfoliante para o rosto,é só misturar um pouco com sabonete líquido para o teu tipo de pele ou com algum hidratante facial mesmo,a pele fica lisinha.

    Deixe o seu comentário!

    O seu endereço de email não será publicado • Campos obrigatórios não podem ficar em branco