• RECEITA: FALAFEL

    O falafel é daquelas receitas que agrada todo mundo. Sucesso garantido em reuniãozinhas de amigos, também é uma boa opção pra quando você quer mostrar pra parentada que não vai morrer de desnutrição, nem come alface o dia inteiro. Esses bolinhos de grão de bico vindos diretamente do Oriente Médio são ótimas fontes de proteína, fibras, antioxidantes, ácido fólico e ferro, além de, claro, serem cheios de sabor.

    pronto2

    Para o falafel, leve ao processador:
    1 xícara de grão de bico
    2 dentes de alho
    1/2 cebola média picada
    1 xícara de salsinha
    2 colheres (sopa) de limão espremido (apx. meio limão)
    1 colher (sopa) de azeite
    3 colheres (sopa) de farinha de grão de bico
    1 colher (sopa) cominho
    um punhado de gergelim (opcional)
    sal a gosto
    pimenta do reino / pimenta síria a gosto

    – Você pode usar o grão de bico em caixinha ou demolhar a quantidade que irá utilizar em água filtrada durante a noite.
    – Alternativamente, você pode utilizar farinha de trigo (diminuindo a quantidade para 2 colheres de sopa), mas sinto que os bolinhos tendem a ficar um pouco mais duros. A farinha de grão de bico é facilmente encontrada em empórios e é bem baratinha, mas você também pode fazer em casa seguindo essa receita. Confesso que já fiz simplesmente processando os grãos crus (olha que meu processador não é dos melhores) e deu certo. Além de acrescentar sabor à preparação, é uma farinha sem glúten.
    – Se sentir que a massa ainda está muito mole, vá adicionando farinha aos poucos. Se estiver muito dura, adicione um pouco de água filtrada.
    – Depois da fritura, o bolinho tende a perder um pouco da intensidade do sabor, então não se assuste se ele estiver bem temperado.

    ing

    Depois de obter uma mistura homogênea, leve à geladeira em um prato ou recipiente coberto com filme plástico por aproximadamente 1 hora. Você pode pular esse passo, mas a refrigeração ajuda a dar firmeza à massa na hora de modelar.

    prato

    Faça bolinhos (como mini-hambúrgueres) e frite numa panela pequena com pouco óleo. Vire para que dourem dos dois lados. Você também pode assar em forno pré-aquecido a 220ºC em uma assadeira untada até que estejam dourados, ou enfiar o pé na jaca e fritar por imersão em formato de bolinhas (método tradicional).

    Sirva como acompanhamento de uma salada bem caprichada, tabule ou como sanduíche no pão pita (receita aqui) com alface, vinagrete, picles e molho de tahine. Para o molho, coloque 1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim), meio limão e 1/2 colher (sopa) de azeite em um potinho e chacoalhe para emulsificar. Você também pode adicionar um dente de alho picadinho e/ou hortelã à mistura.

    pronto

    Refeição completa com jeitinho de junk food. 🙂

     

    Veja mais receitas veganas minhas clicando AQUI.

    Até mais!

    [fbcomments]

    Deixe o seu comentário!

    O seu endereço de email não será publicado • Campos obrigatórios não podem ficar em branco