• A vida com Síndrome dos Ovários Policísticos

    A vida com ovários policísticos não é fácil. Desde que me entendo por mulher (leia-se: desde que meu corpo se desenvolveu e mostrou os traços femininos), sempre tive a sombra da Síndrome dos Ovários Policísticos (vou chamar de SOP, porque não sou obrigada a digitar tudo isso toda hora, beijos) na minha vida.

    Nos meus quatorze anos notei que tinha algo errado no meu corpo quando vi que minha menstruação demorava horrores para vir, 2 meses, 3 meses, certa vez demorou SEIS F*** MESES para vir a bendita. Aí beleza, fui na Gineco (Dra. Kátia, linda, te amo) e descobri que tinha esse trêm chamado SOP. E no meio daquela explicação super complexa da síndrome a única coisa que a Fernanda de 14 anos ouviu foi “O tratamento “…” é anticoncepcional que “…” diminui as espinhas”.

    Dez anos depois eu finalmente tomei interesse em descobrir o que cargas d’água é esse trêm. E óh, vou ser sincera. Eu só fiz isso, não por medo do AC, mas porque vi minha libido caindo cada vez mais e isso tava me torrando a paciência. Que troço do mal é esse que me nega um dos melhores prazeres da vida? Foi aí que vi o vídeo da Gleici (<3) sobre AC e suas consequências e começei minha pesquisa.

    E esse post amigas, é pra contar pra vocês (bem resumido) o que eu descobri. Bora lá?

    Ovários Policísticos

     

    SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO: O que é essa bagaça?

    Quando se lê o nome, você imediatamente pensa “Xi, os ovários vieram com defeito e tão bagunçando a coisa toda”. Não, amiga, seus ovários queridos e lindos não são os vilões, eles são as vítimas. Eles estão lá querendo produzir óvulos lindos e deixá-los prontos para você ter seu bebêzinho. Lindo, né?

    O problema acontece quando alguma coisa afeta o processo de de ovulação e você não ovula e, além disso, os ovários ficam cheios de cistos que deveriam ser absorvidos e não são e eles vão se acumulando nos ovários cada vez mais. Os coitados então produzem testosterona que, em excesso, é responsável por todos os sintomas desagradáveis, como a queda de cabelo, o aparecimento de pelos (no rosto e barriga) e acne.

    Pior que isso é que a própria testosterona atrapalha no ciclo de ovulação, fazendo a coisa toda virar uma bola de neve.

    • Alguns sintomas

    1) Ausência de ovulação

    2) Ovários policísticos (duh), AKA, múltiplos cistos nos ovários

    3) Ovários com tamanho superiores ao normal

    4) Menstruação desregulada e ciclos muito grandes

    5) Acne

    6) Sobrepeso

    7) Pelos em excesso

    8) Queda de cabelo

    • Diagnóstico


    O diagnóstico normalmente é feito com a presença de pelo menos dois sintomas. Um dos exames usados é o ultrassom abdominal/intravaginal para verificar os ovários, mas é preciso ter muito cuidado com o diagnóstico. Somente a característica policística dos ovários não é suficiente para caracterizar a Síndrome, pois é normal possuir cistos nos ovários em determinados momentos do ciclo menstrual.

    É necessários que você apresente outros sintomas, como o tamanho anormal dos ovários, acne e menstruação irregular. Por isso é muito importante conversar com seu(a) ginecologista e relatar todos os sintomas que você possui.

    •  Causas

    As causas da SOP ainda não são certas, mas aqui vão algumas causas que já foram associadas à síndrome:

    1) Resistência à Insulina: o que ocorre nesse caso é que nossas células não respondem bem ao hormônio (necessário para a absorção de glicose nas células) e isso causa a produção de ainda mais Insulina, cujo excesso aumenta os níveis de testosterona afetando os ovários e barrando a ovulação. Pessoas com essa característica tem maior facilidade de ganhar peso (e dificuldade de perda de peso) e estão mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

    2) Inflamações: resultado de stress, toxinas, comidas inflamatórias (como o glúten) e Intestino Permeável causam inflamação que impede a ovulação.

    3) Causas escondidas: pode ser devido à vários motivos como deficiência de nutrientes (vitaminas, zinco, iodo), doença de tireoide, entre outros.

    4) Anticoncepcional: deixei essa causa por útlimo, pois existe quem negue e quem defenda que AC cause a SOP. Em geral o uso prolongado de AC pode causar a supressão da ovulação que pode ser algo temporário ou demorar meses ou até anos para regular novamente. Há diversos casos de mulheres que passaram a apresentar a síndrome após parar com AC.

     

    •  Tratamento

    Aí chega a parte interessante e definitiva da coisa! Vamo finalmente trata essa bagaça (sqn). Assim como o diagnóstico tem que ser feito com cuidado, o tratamento também deve ser definido com muita atenção e após diversos exames. Como as causas da SOP são várias e incertas, o correto é que o ginecologista trabalhe em conjunto com um endocrinologista para descobrir qual a causa do desequilíbrio hormonal. Dependendo da origem da SOP os tratamentos podem incluir:

    1) Anticoncepcional: é o mais prescrito pelos médicos por funcionar no tratamento dos sintomas na maioria dos casos, mas não trata de fato a doença, apenas mascara os sintomas. Tem mais indicação quando há um aumento de hormônios masculinos nos exames.

    2) Exercícios físicos e reeducação alimentar: indicado para todos os tipos de SOP, especialmente os de resistência à insulina. A perda de peso e os exercícios físicos ajudam a regular a ovulação e diminuir a quantidade de testosterona no organismo.

    3) Metformina: é um medicamento usado no tratamento de Diabetes tipo 2, pois aumenta a sensibilidade à insulina, consequentemente diminuindo a quantidade de hormônio no organismo. Além de ajudar a regular a ovulação, ajuda na perda de peso.

    4) Chá de Uxi Amarelo e Unha de Gato: eu juro que achei que fosse literalmente unha de gato (ewwww), mas é só uma planta (ufa!). Os dois chás são muito usados para quem deseja engravidar, pois o primeiro trata miomas e cistos nos ovários e o segundo é anti-inflamatório e antibiótico natural.

    5) Alimentação restrita em açucares e carboidratos: existem dois tipos, a low-carb e a paleolítica que são similares, mas diferem em alguns aspectos. Vocês podem ler mais detalhes aqui.

     

    No geral comer menos açucar e carboidratos e mais coisas saudáveis e fazer exercícios físicos são uma boa ideia para quem tem SOP. Tratamento medicamentoso tem que ser prescrevido por um médico que vai determinar qual o melhor tratamento pro seu caso. Insista em fazer exames para encontrar a causa que pode ser muito mais simples do que parece.

    Se seu médico quiser te passar AC sem nem fazer um exame de sangue e um diagnóstico decente, troca de médico até achar um que faça, por favor.

    O post ficou grande, mas é só um resumo de tudo que li pra fazer escrevê-lo, sério. Vou virar médica de tanto que li daqui a pouco (mentira, não vou).

    To linkando aqui algumas leituras interessantes pra quem quiser saber mais sobre a síndrome:

    A Surpreendente verdade sobre a SOP

    Tratamento para os 4 tipos de síndrome

    Dieta Paleolítica

    Grupo Mulheres e Síndrome do Ovário Policístico

     

    Migas, compartilhem o post please, é de utilidade pública.

    Beijos! <3

    [fbcomments]

    22 comentários

    1. Mayara Oliveira disse:
      09/02/2016 às 20:16

      Gente que matéria mais perfeita!
      Eu descobri que tinha policisto aos 15 anos, pelo mesmo motivo: atraso e uma cólica que mais parecia um parto.
      Comecei a tomar anticoncepcional, mas como a finalidade dele na época era só pra esse tratamento, nem sempre seguia direito a forma de tomar. Depois abandonei e passei longos anos sem tomar e sem ir ao ginecologista. Até que um belo dia, estava com os mesmo sintomas, voltei ao médico e ela disse que estava super avançado! Voltei a tomar o bendito comprimido e nada de ficar boa…. Sabe o que me curou 100%? O Chá de Uxi Amarelo e Unha de Gato com calêndula e barbatimão! Quem fez pra mim foi meu esposo, tomei por seis meses e fui ao ginecologista. Gente, a médica disse que estava com o ovario limpinho!
      O gosto é horrível e eu que desteto chá, sentia vontade de vomitar rsrs
      Mas pelo menos deu certo, vale a pena testar!
      Obrigada pelo texto! Ajuda bastante a entender tudo isso. Bjus

      • Fernanda Ruppel disse:
        09/04/2016 às 12:22

        To pra testar o os chás pra ver se funcionam, sempre vejo muitas meninas falando bem. Mas acho que vou investigar antes e tentar achar a causa da SOP, já que estive há tantos anos tomando AC, nem sei como meu corpo vai se comportar sem ele.

        Fico feliz que o testo ajudou, mesmo. <3

        • Mayara Oliveira disse:
          09/20/2016 às 20:08

          Fernanda Ruppel, pode apostar no chá sem medo.
          Eu comecei o tratamento com AC desde 12 anos e só vim ficar 100% boa, conforme minha ginecologista, ano passado (detalhe eu tenho 31 anos). O chá realmente acabou com tudo. Meu ovário tá limpinho!

    2. thais disse:
      09/02/2016 às 21:50

      Eu tenho SOP e tb pesquiso MUITO! atualmente tomo metformina e faço dieta _ AF!! bora lá né? beiiiijos

      • Fernanda Ruppel disse:
        09/04/2016 às 12:23

        A parte que eu mais odeio do tratamento é a dieta HAHAHA
        Sofro horrores não poder comer meus doces, mas é a vida né?

        • Mayara Oliveira disse:
          09/20/2016 às 20:09

          Acredita que eu nunca fiz essa dieta? :O

          • Fernanda Ruppel disse:
            09/21/2016 às 20:58

            Mayara, o efeito dos chás foi permanente? Ou você precisa continuar tomando para manter tudo funcionando?

    3. Izabele disse:
      09/08/2016 às 18:53

      Fernanda você é de Brasília ? Se sim, onde sua genecologista atende ? Estou a procura de um ou uma. Beijos!

    4. Carolina Luz disse:
      09/08/2016 às 21:55

      M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A.M.E.N.T.E magnífico!!!
      Muito obrigada por toda a explicação elucidou mto a minha mente…
      E eu estou inclusa no diagnóstico de ter tomado o AC durante anos e depois com a parada de 4 anos desenvolver a síndrome!! Haha
      Depois de alguns anos tomando o AC resolvi parar de novo e isso já fazem dois meses.
      E adivinhaaaaaaaaan??? Ainda não desceu, barbaridade tchê!!
      Acredito eu que talves, assim, quem sabe, os deuses das espinhas me abençoem para não ter mais isso on my face, buuut, sabe como é, né. E fora q, faz um ano q mudei a minha dieta, virei vegetariana e espero de coração que isso também me ajude nessa cura.. É isso aí gatan, xô ali… Bjos!!!

      • Fernanda Ruppel disse:
        09/10/2016 às 21:20

        Acho incrível como AC pode causar a SOP e o tratamento mais indicado pra ela é o AC. A gente fica escrava dele e muitas mulheres sofrem com as reações adversas do medicamento. Eu mesma tive problemas com AC, nada absurdo, mas coisa que incomodava e atrapalhava na minha vida.

        Já vi muitos relatos de meninas que dizem que vegetarianismo ajuda muito no tratamento, mas cuida com a Soja, viu? A soja tem uma substância que é muito parecida com o hormônio estrogênio e isso pode alterar os níveis hormonais do corpo e atrapalhar mais ainda o funcionamento dos ovários.

        Dá uma lida nos grupos do face de SOP, são ótimos! E não se esqueça de ir em um médico, sempre é bom procurar um profissional pra discutir e descobrir o seu melhor caminho.

        https://www.facebook.com/groups/219352531529478/

    5. Stephany disse:
      09/09/2016 às 1:01

      Inventei de tomar anticoncepcional para parar de menstruar, tomei por uns oito meses direto, sem a pausa dos 7 dias, daí parei faz quase 2 anos e desde quando parei, começaram os problemas, estou com a maioria dos sintomas de SOP, mas fiz ultrassom e não tinha nada nos meus ovários, não sei o que fazer agora. Quando tomava, não fazia idéia dos perigos do AC, achava que se tava na farmácia pra quem quisesse comprar, era seguro, burrice!

      • Fernanda Ruppel disse:
        09/10/2016 às 21:22

        Stephany, me parece que por conta do AC seu organismo se desequilibrou e não conseguiu regular a produção de hormônios. Tenta ir num endócrino e ginecologista discutir o melhor tratamento, pois no seu caso pode ser que o organismo se regule e você não precise tratar o resto da vida. =)

    6. Helena disse:
      09/09/2016 às 6:56

      Adorei a matéria! Tenho diagnóstico de Sop há dez anos e como é difícil conviver com isso. Ja tomei Ac, já tomei Metformina, mas não consegui me adaptar a nenhum dos dois. Passava muito mal. Cheguei a ficar quase dois anos sem menstruar. Pra mim, o melhor tratamento foi a dieta paleo-low carb. Perdi peso, as acnes diminuíram drasticamente e o ciclo está, aos poucos, regulando. Este ano já menstruei 3 vezes – quase um recorde pra mim. Adorei a iniciativa de vcs em falar sobre isso, muitas meninas não tem a mínima ideia em como lidar com a síndrome. Gratidão! <3
      Ps: vou AGORA atrás desses chás.

      • Fernanda Ruppel disse:
        09/10/2016 às 21:24

        Helena, as meninas dos grupos sempre falam muuuito bem dos chás. Ainda não testei pois quero ir num médico antes pra realizar exames, confirmar diagnóstico e tentar descobrir a causa. Mas no meio tempo to tentando a Paleo pra ver se ajuda. Meu terror da SOP sempre foram as espinhas, por isso adorei a dieta que ajuda horrores com elas.

        E eu quis fazer o post pq muita menina tem SOP, mas quase lugar algum fala disso e quando fala só menciona o AC como tratamento que nem tratamento é direito.

        • Helena disse:
          09/12/2016 às 13:43

          Comecei a tomar o chá hoje! Quarta tenho retorno na ginecologista e vou perguntar a opinião dela sobre. Insista na paleo, Fernanda! A saúde melhora em muuuitos aspectos.

          • Helena Faria disse:
            09/14/2016 às 12:33

            Dois dias tomando os chás e minha menstruação veio. Não sei se é milagre ou se o troço é porreta mesmo. Hahahaha

            • Fernanda Ruppel disse:
              09/15/2016 às 14:33

              CAraca preciso comprar esses chás! Hahahaha. To no 3 mês esperando a bendita vir e não vem

    7. Caroline disse:
      09/10/2016 às 22:03

      Esse post caiu como uma luva! Acabei de ser diagnosticada com SOP, é tão complicado, né? E olha que nem tomo AC! Apesar de não ter cistos nem menstruação irregular, descobri que tava recrutando o óvulo, mas não liberava… Esse nosso corpo é complexo mesmo! Além do probleminha com o óvulo, ganhei 40 kg em menos de dois anos, logo, a dieta tá sendo mais que obrigatória. Minha Gineco me receitou Metformina, Vitamina C, Acido fólico e um regulador/indutor… Vai dar tudo certo! O importante é entender que a SOP não é esse bicho de sete cabeças que falam!

      Beijos!
      Excelente texto, Fer!

      • Fernanda Ruppel disse:
        09/11/2016 às 19:50

        Isso mesmo Carol. Dá uma pesquisada sobre a dieta low carb e a paleo, são ótimas pra perda de peso!

      • Mayara Oliveira disse:
        09/20/2016 às 20:11

        Gente eu nunca ganhei, acreditam? Tenho SOP desde dos 12… tomo AC desde dos 12 e nunca engordei… Como disse, fiquei boa com o chá e agora que vim ganhar alguns quilinhos rsrs
        Será que o SOP tava impedindo de eu engordar?

        • Fernanda Ruppel disse:
          09/21/2016 às 20:59

          A SOP pode atrapalhar no ganho de peso também, é raro, mas acontece pelo que andei pesquisando. =/
          E eu fiquei muitos anos sem engordar, foi depois dos 20 anos que engordei, com uma alimentação bem calórica.

    Deixe o seu comentário!

    O seu endereço de email não será publicado • Campos obrigatórios não podem ficar em branco